O PERCURSO AUSENTE é uma introdução à produção artística de César Meneghetti, consolidada nos últimos anos no exterior e realizada em diversas partes do mundo. Esta plataforma abrirá precedente para um diálogo interdisciplinar abrangendo temas emergenciais, que abordam dois campos críticos aparentemente desconectados: grupos em territórios de fragilidade social e o uso criativo da tecnologia nas artes, relacionando-os em uma nova vertente para um maior entendimento do significado da vida e da criação em nosso tempo.
Após a presença em diversas bienais e museus e galerias no exterior, César Meneghetti traz para São Paulo, uma seleção de trabalhos de longo percurso concebidos em diversos países nos últimos 10 anos: Itália, Níger, Eslováquia, Vietnã e um último no Brasil, colaborando com o coletivo casadalapa de São Paulo. Estes trabalhos em geral são o resultado de vários anos de pesquisa e desenvolvimento envolvendo minorias – pessoas e contextos de fragilidade social.
Desta forma, o projeto torna-se não só artístico, mas também autêntico em um momento de reflexão e autorreflexão. Pessoas com deficiência aspirantes artistas, camponesas africanas, ecologistas vietnamitas que lutam contra os males da globalizacão, ou moradores dos Campos Elísios testemunhos da realidade na Cracolândia são apresentados em sua verdade. Reflexões apontam um modo diverso de vivenciar um conceito do “outro”, do diverso, das condições precárias e assim elaborar visões e espaços inclusivos oferecendo uma alternativa à lógica imperante.
O PERCURSO AUSENTE no MUBA além de apresentar ao público a produção artística de César Meneghetti consolidada nos últimos anos, abrirá também precedente para um diálogo interdisciplinar baseado em temas sócio-políticos emergenciais, analisados nas obras aqui expostas. Eis aí o potencial da criação artística gerando a oportunidade de investigar a alteridade, através de uma nova visão de si, seu entorno e as responsabilidades coletivas.
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THE ABSENT JOURNEY is an introduction to the artistic production of César Meneghetti, consolidated in recent years in Europe and held in various parts of the world. This platform will open the way for an interdisciplinary dialogue covering emergency issues that address two apparently disconnected critical elds: groups in territories of social fragility and the creative use of technology in the arts, relating them in a new way for a greater understanding of the meaning of life and of creation in our time.
After attending several biennials and museums and galleries abroad, César Meneghetti brings to his native town São Paulo a selection of long-term works conceived in several countries in the last 10 years: Italy, Niger, Slovakia, Vietnam and a last one in Brazil, collaborating with the collective casadalapa of São Paulo. These works are generally the result of several years of research and development involving minorities – people and contexts of social fragility. In this way, the project becomes not only artistic, but also authentic in a moment of re ection and self-re ection. Aspiring artists with disabilities, African peasants, Vietnamese ecologists who struggle against the evils of globalization, or dwellers of the brough of Campos Elísios, testimonies of reality in “Crackland” are presented in their truth. Re ections point to a different way of experiencing a concept of the “other”, of the diverse, the otherness, of the precarious conditions and thus elaborate views and inclusive spaces offering an alternative to the prevailing logic.